O Vitória-Régia tem como referência em sua proposta curricular, os objetivos de aprendizagem constantes na BNCC.

Durante o Ensino Remoto na pandemia do coronavírus, em observância às orientações dadas pelo CNE – Conselho de Educação Nacional e do Conselho de Educação da Bahia, bem como às mudanças de rotina das famílias, adequações se fizeram necessárias para que estas mediassem os estudos do aluno em casa.

Buscamos dar foco às habilidades essenciais e intermediárias, de modo a garantir o ritmo de compreensão, cadência e evolução do aprendizado dos nossos estudantes para as próximas etapas que virão.

Adotamos neste período do ensino remoto, a PDA – Plataforma Digital de Aprendizagem – www.pdaredepitagoras.com.br -, que em parceria com a Google For Education – Classroom, constituiu-se como meio digital de difusão do planejamento escolar realizado pelos nossos professores para as famílias, bem como instrumento de comunicação diária através das suas salas virtuais de aprendizagem.  Essa utilização deu-se mediante diversas ferramentas virtuais – videoaulas, videoconferências, listas de exercícios e atividades complementares (virtuais e impressas), sequências didáticas, trilhas, jogos que reforçam a aprendizagem, avaliações parciais, sugestões de leituras e guias de orientações para o uso da plataforma e dos estudos em casa para as famílias.

Estamos passando por muitas mudanças que têm acontecido nas escolas e no mundo virtual. O isolamento social vai passar, mas não podemos desperdiçar a oportunidade de mudar a educação para sempre. Sabemos que depois de grandes crises globais, tivemos grandes invenções. Em cenários privilegiados ou nos lugares de profundas desigualdades, a pandemia do coronavírus transformou a relação de ensino e aprendizagem em todo o mundo. Essa transformação provocada pela pandemia do coronavírus servirá de aprendizado para professores, alunos e suas futuras gerações. Um dos maiores legados certamente será o aumento considerável da participação das famílias na aprendizagem de crianças e também adolescentes. Este fato permitiu a pais e filhos mais conhecimento entre ambos sobre como cada indivíduo lida com o “aprender e ensinar” e, por conseguinte, maior estreitamento dos laços de parceria entre família e escola. O que há de concreto é que temos uma grande oportunidade de construir novos caminhos para a Educação das nossas crianças e jovens.

Clique aqui e conheça todas as ferramentas disponíveis em nossa escola na seção Tecnologia