Em novembro de 1989, nasce o sonho de uma escola humanizada. O Vitória Régia poderia ser apenas uma escola ou um colégio, mas existiu o desejo de traduzir este sonho em um espaço mais amplo, que envolvesse várias possibilidades de ensino, ou seja, um verdadeiro local para a educação.

Nossas primeiras turmas começaram em março de 1990. Escolhemos a data 20 de março para comemorarmos o aniversário desta instituição que teve como idealizadora e fundadora a professora Sandra Miranda Moreira, desde então à frente de sua direção.

Agregaram-se ao ideal da professora Sandra, educadores, também sonhadores, que acreditam que o processo ensino aprendizagem caracteriza-se por troca, parceria, avaliação, reflexão, enfim, crescimento.

O Vitória Régia tornou-se sede de cursos na Bahia para a formação de professores e no ano de 2009, firmou uma nova e sólida parceria com a Rede Pitágoras de Ensino, primeira rede de ensino no Brasil a receber reconhecimento internacional com o Certificado de Qualidade, o ISO 9001 e pela 4ª vez consecutiva em 2016, Prêmio Top de Educação.

Atrelado ao crescimento estrutural e organizacional da nossa escola, esteve presente o crescimento cultural, partindo do tradicional ao construtivismo sociointeracionista. Hoje, o Vitória Régia é uma instituição reconhecida no âmbito educacional, pelo incentivo que promove anualmente aos alunos e à superação dos seus limites participando em concursos literários, olimpíadas do conhecimento e competições interescolares esportivas, bem como por fomentar discussões sobre o projeto de vida, voluntariado, formação de valores, carreira profissional e pessoal, além do mercado de trabalho.

Somos uma escola inovadora, que tem como objetivo maior possibilitar e contribuir para a educação dos nossos alunos, profissionais e familiares para toda a vida, de maneira feliz.

 

MISSÃO

Servir à sociedade em que atuamos, fazendo pessoas felizes, estimulando-as a utilizarem adequadamente seus conhecimentos, aliados aos seus talentos individuais, bem como torná-las socialmente preparadas para a vida, permeadas pelo amor e pelos princípios da palavra de Deus.

VISÃO

Sermos reconhecidos na sociedade em que atuamos, como escola que desenvolve o ser humano em todas as suas competências: Emocional, Intelectual, Psicossocial e Espiritual.

VALORES

Responsabilidade – característica indispensável na formação do indivíduo.  Condição efetiva para transformação da sociedade participativa e comprometida.

Afetividade – as relações interpessoais devem estar baseadas em relações cordiais, considerando as necessidades de afeto inerentes à condição humana.

Autonomia – visa desenvolver a capacidade de agir e pensar de forma independente e contextualizada. Para estimular o desenvolvimento da autonomia, o Vitória Régia proporciona um programa de ensino onde a argumentação, a criticidade e a opinião sejam valorizados.

Espiritualidade – a liberdade religiosa do homem, seu livre arbítrio, é um direito inalienável e deve ser sempre respeitado. A escola não tem ênfase doutrinária, contudo conduzirá suas ações com base nos princípios cristãos e bíblicos: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, tendo Jesus Cristo como fonte de autoridade, de vida e de verdade.

Sensibilidade – por crermos que o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus, posicionamo-nos contra qualquer tipo de discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de cor e de etnia. A sensibilidade é um atributo que estimula a criatividade, o respeito, a solidariedade, entre outros valores éticos-políticos. Valores indispensáveis para ajudarmos a formar pessoas felizes e mais humanas.

 

einf

Educação Infantil

Explorar diferentes linguagens, dar asas a imaginação, saber conviver e aprender valores desde cedo. Acreditamos que é preciso respeitar a singularidade de cada criança e orientá-la dia a dia para conquista da autonomia.

Na Educação Infantil, o lúdico, o coletivo e o concreto são valorizados diariamente em todas as experiências. Seja na cozinha experimental, no parque ou na hora do lanche, conteúdos de linguagem, matemática e temas diversos são trabalhados a todo momento.

O desenvolvimento é acompanhado observando-se os aspectos físicos, psicossociais e emocionais através do portfólio individual entregue às famílias ao final do ano.

Ensino Fundamental

EE01-1391Reflexivo, multimídia e colaborativo.  O aluno atual requer mais que conhecimentos dissociados da prática. Articulação  de habilidades, competências, atitudes e valores  são essenciais para promover a aprendizagem integrada (linguagem, lógica, ciências, cultura, arte e movimento). Para isso, no Ensino Fundamental promovemos:

– Aulas dialogadas, contextualizadas e dinâmicas;

– Visitas a museus, laboratórios, espaços multimídia, lugares históricos e ecológicos;

– Acompanhamento sistemático do desempenho do aluno, estratégias que  possibilitem o seu progresso;

– Iniciação científica;

– Projetos conectados com sua realidade  (meio ambiente, voluntariado,  política, etc).

Ensino Médio

Foco, disciplina e produção criativa. O passaporte para o sucesso na sociedade do conhecimento é o autoconhecimento,  esforço, investigação contínua de possibilidades, planejamento e boas escolhas.

Assim, no Vitória Régia, o Ensino Médio  é marcado por uma proposta de excelência acadêmica que visa preparar cuidadosamente o aluno para uma escolha segura e feliz, pessoal e profissional.

emed

– Equipe de professores sintonizados com a realidade dos principais vestibulares e exames do país;

– Aulas Extracurriculares e Revisionais sobre o ENEM

– Simulados

– Ideário #EuFaçoMinhaEscolha# (palestras, workshop´s, oficinas sobre projeto de vida)

– Visitas acompanhadas a instituições de ensino superior;

– Orientação Vocacional.

Por que estudar no Vitória-Régia?

Hoje, o Vitória Régia é uma instituição reconhecida no âmbito educacional, pelo incentivo que promove anualmente aos alunos e famílias à superação dos seus limites participando de:

  • Turno Complementar;
  • Educação para o Bilíngue;
  • Programa de Intercâmbio Acadêmico, Cultural e Turístico;
  • Atividades e avaliações baseadas nas competências para o ENEM – a partir do Ensino Fundamental I ao Médio;
  • Simulados, aulas extracurriculares e revisionais – ENEM e Vestibulares
  • Aprovação nos maiores vestibulares das universidades públicas e privadas no Brasil;
  • Oficinas de Aprofundamento para Estudos de Redação, Língua Portuguesa e Matemática;
  • Infraestrutura adequada para aprendizagem: cine&arte,  sala bilíngue, laboratório de jogos multidisciplinares, cozinha experimental, piscinas, casinha de bonecos, parque, pátio dirigido, etc;
  • Participações em concursos literários, olimpíadas do conhecimento e competições interescolares esportivas regionais, nacionais e internacionais, tais como Física, Química, Astronomia e Astrofísica, História, e Biologia;
  • Núcleo de Tecnologia  com Espaço Google, Salas Multimídia, Laboratórios de Informática, Plataforma Digital de Aprendizagem e Curso de Introdução a Ciências da Computação;
  • Projetos interdisciplinares conectados com a realidade do nosso aluno e com as novas demandas da sociedade (linguagem e comunicação, sustentabilidade, tecnologia, diversidade cultural, empreendedorismo, dentre outros);
  • Click Família – Encontros com as famílias;
  • VR Solidário – Ações efetivas (arrecadação de donativos, visita a instituições carentes e inclusão digital para terceira idade) envolvendo alunos, família e educadores;
  • Educação Alimentar, Educação Financeira e Empreendedorismo e Ética a partir do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio;
  • Coral para crianças;
  • Parcerias extracurriculares que funcionam dentro da nossa escola esportes (Esporte & Arte), idioma (Super GO)  e robótica maker (Educar Tecnologia);
  • Orientação Vocacional em parceria com as principais faculdades e universidades da Bahia;
  • PAERP – Programa de Avaliação Educacional da Rede Pitágoras;
  • Viagem da Família – Evento integrador e turístico entre Família e Escola;
  • Programa de Formação para Educadores – Capacitação Pedagógica e Administrativa para todos os colaboradores com especialistas renomados do Brasil, como Zita Lago, Dra. Meire Fava, Isabel Parolin, Silvia Colello e muito mais.

 

 

Turno Complementar – Do Grupo 3 ao 5º ano Fundamental

O Turno Complementar é uma proposta de trabalho que tem como objetivo maior oferecer aos nossos alunos uma convivência de qualidade capaz de ajudar no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional para além do turno regular.

O aluno aprende, pratica esporte, estuda, realiza suas tarefas, desenvolve atividades artísticas, lúdicas, e, se diverte:

Tudo isso num ambiente seguro, com infraestrutura adequada, onde serão intensificadas as oportunidades de desenvolvimento multidimensional.

  • Rotina estabelecida para banho e descanso;
  • Espaço para alimentação e higiene;
  • Realização das tarefas e atividades regulares;
  • Opções de modalidade esportiva. acompanhados por profissionais especializados;
  • Oficinas envolvendo expressão corporal, música, artes, além de vivências contextualizadas com leitura, produção textual, matemática, língua estrangeira e música.

 

 

Espaço Google

Criar tarefas digitalmente (Google Docs), relatórios, análises do espaço e tempo (Google Earth), criar apresentações (Google Slides) ou organizar e armazenar os arquivos importantes (Google Drive). Tudo isso e muito mais faz parte da nova realidade dos alunos do Ensino Fundamental II e Médio. A plataforma Google For Education é um mundo de possibilidades que será explorada de forma interativa, atrativa e prazerosa pelos nossos alunos e educadores.

PDA – Plataforma Digital de Aprendizagem Digital de Aprendizagem – Rede Pitágoras

A Plataforma Digital de Aprendizagem da Rede Pitágoras traz soluções que possibilitam a alunos, professores, gestores e pais terem acesso a diversos recursos e conteúdos digitais como: aulas digitais em formato de trilhas de aprendizagem com conteúdos vinculados a coleção dos livros Pitágoras, vídeos, textos, áudios, animações, apresentações, textos, banco de questões, manual do professor, jogos, enciclopédia, coleção digitalizada e muito mais.

www.pdaredepitagoras.com.br

Laboratórios de Informática

Nossos laboratórios, salas multimídias e lousas interativas são utilizados como mecanismos de apoio pedagógico, auxiliando os professores no desenvolvimento do conteúdo de suas disciplinas e possibilitando ao aluno uma associação entre a teoria e a prática.

Aplicativo e Site

Através do nosso site www.vitoriaregia.net, os pais podem acompanhar diariamente as notícias, eventos pedagógicos, atividades solicitadas para casa e em classe pelos professores, os aspectos do desenvolvimento disciplinar do aluno (ocorrências disciplinares), as notas (boletim on line), receber e-mails com a versão virtual dos avisos que são enviados para casa, bem como ter acesso aos conteúdos das avaliações de cada trimestre.

Robótica Maker & Excursões Virtuais

Em parceria com a Educar Tecnologias, o VR traz o empreendedorismo e a realidade virtual para dentro da sala de aula. A partir da ideia “faça você mesmo” despertada pelo Movimento Maker – cultura que parte do princípio de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar objetos e projetos,  basta ter uma ideia, desenvolvê-la e fazê-la com as próprias mãos – da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, através de conteúdos programáticos pré-selecionados pelos professores, os alunos vivenciarão ao longo do ano, experiências construindo atividades e projetos com a robótica. Já os alunos do 8º ano EF ao 3º ano Ensino Médio poderão participar de excursões imersivas virtuais (Google Expeditions) supervisionadas e dirigidas visitando, por exemplo, as savanas africanas, o Museu do Louvre, dentre outros espaços. Gostou da ideia? Fique ligado e participe!

Inclusão Digital para Melhor Idade 

A partir do projeto de Responsabilidade Social e Voluntariado VR Solidário já realizado pela escola, de março a outubro, acontecem todas as quartas-feiras, 16h às 17h, o curso de informática para terceira idade. A ação promovida pelo Núcleo de Informática visa aproximar alunos acima de 55 anos das novas tecnologias do mundo atual. Contato: Elaine Costa.

VR GEEK – Curso de Introdução à Ciências da Computação

Programar é poder “ler o mundo” na Era Digital. Entender como funcionam os  computadores transcende a área tecnológica e nos equipa a compreender o    mundo em que estamos vivendo. Aprender a programar desenvolve capacidades como resolução de problemas, raciocínio lógico, relação entre causa e consequência, raciocínio matemático, linguística…

 Em 2018, o Vitória-Régia traz um curso para iniciantes na área de programação. Confira as informações abaixo e faça já sua pré-matrícula!

Público-alvo: crianças e jovens de 8 a 16 anos.

Investimento: R$90,00 (noventa reais) mensais.

Período do curso: Março a Outubro de 2018.

Turno: Vespertino.

 

 

Notícias - O que está acontecendo?

VRTec – Novidades

Em 2018, o Vitória-Régia traz novidades do mundo tecnológico para alunos, professores e família. Espaço Google Criar tarefas digitalmente (Google […]

Leia +
Novos Espaços 2018

Estudos mostram que a infraestrutura tem papel essencial na formação dessas crianças e adolescentes, além de garantir conforto e bem […]

Leia +
9º ano Turbinado 2018

Nova Coleção 9º ano Turbinado Rede Pitágoras Uma das mudanças para o Ensino Fundamental II é o 9º ano “TURBINADO”. […]

Leia +

eCards - Clique e compartilhe o colégio com seus amigos