Quem Somos - Centro Educacional Vitória Régia - Salvador - Bahia

Em novembro de 1989, nasce o sonho de uma escola humanizada. O Vitória Régia poderia ser apenas uma escola ou um colégio, mas existiu o desejo de traduzir este sonho em um espaço mais amplo, que envolvesse várias possibilidades de ensino, ou seja, um verdadeiro local para a educação.

Nossas primeiras turmas começaram em março de 1990. Escolhemos a data 20 de março para comemorarmos o aniversário desta instituição que teve como idealizadora e fundadora a professora Sandra Miranda Moreira, desde então à frente de sua direção.

Agregaram-se ao ideal da professora Sandra, educadores, também sonhadores, que acreditam que o processo ensino aprendizagem caracteriza-se por troca, parceria, avaliação, reflexão, enfim, crescimento.

O Vitória Régia tornou-se sede de cursos na Bahia para a formação de professores e no ano de 2009, firmou uma nova e sólida parceria com a Rede Pitágoras de Ensino, primeira rede de ensino no Brasil a receber reconhecimento internacional com o Certificado de Qualidade, o ISO 9001 e pela 4ª vez consecutiva em 2016, Prêmio Top de Educação.

Atrelado ao crescimento estrutural e organizacional da nossa escola, esteve presente o crescimento cultural, partindo do tradicional ao construtivismo sociointeracionista. Hoje, o Vitória Régia é uma instituição reconhecida no âmbito educacional, pelo incentivo que promove anualmente aos alunos e à superação dos seus limites participando em concursos literários, olimpíadas do conhecimento e competições interescolares esportivas, bem como por fomentar discussões sobre o projeto de vida, voluntariado, formação de valores, carreira profissional e pessoal, além do mercado de trabalho.

Somos uma escola inovadora, que tem como objetivo maior possibilitar e contribuir para a educação dos nossos alunos, profissionais e familiares para toda a vida, de maneira feliz.

 

MISSÃO

Servir à sociedade em que atuamos, fazendo pessoas felizes, estimulando-as a utilizarem adequadamente seus conhecimentos, aliados aos seus talentos individuais, bem como torná-las socialmente preparadas para a vida, permeadas pelo amor e pelos princípios da palavra de Deus.

VISÃO

Sermos reconhecidos na sociedade em que atuamos, como escola que desenvolve o ser humano em todas as suas competências: Emocional, Intelectual, Psicossocial e Espiritual.

VALORES

Responsabilidade – característica indispensável na formação do indivíduo.  Condição efetiva para transformação da sociedade participativa e comprometida.

Afetividade – as relações interpessoais devem estar baseadas em relações cordiais, considerando as necessidades de afeto inerentes à condição humana.

Autonomia – visa desenvolver a capacidade de agir e pensar de forma independente e contextualizada. Para estimular o desenvolvimento da autonomia, o Vitória Régia proporciona um programa de ensino onde a argumentação, a criticidade e a opinião sejam valorizados.

Espiritualidade – a liberdade religiosa do homem, seu livre arbítrio, é um direito inalienável e deve ser sempre respeitado. A escola não tem ênfase doutrinária, contudo conduzirá suas ações com base nos princípios cristãos e bíblicos: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, tendo Jesus Cristo como fonte de autoridade, de vida e de verdade.

Sensibilidade – por crermos que o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus, posicionamo-nos contra qualquer tipo de discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de cor e de etnia. A sensibilidade é um atributo que estimula a criatividade, o respeito, a solidariedade, entre outros valores éticos-políticos. Valores indispensáveis para ajudarmos a formar pessoas felizes e mais humanas.

 

Educação Infantil

Explorar diferentes linguagens, dar asas a imaginação, saber conviver e aprender valores desde cedo. Acreditamos que é preciso respeitar a singularidade de cada criança e orientá-la dia a dia para conquista da autonomia.

Na Educação Infantil, o lúdico, o coletivo e o concreto são valorizados diariamente em todas as experiências. Seja na cozinha experimental, no parque ou na hora do lanche, conteúdos de linguagem, matemática e temas diversos são trabalhados a todo momento.

O desenvolvimento é acompanhado observando-se os aspectos físicos, psicossociais e emocionais através do portfólio individual entregue às famílias ao final do ano.

Ensino Fundamental

EE01-1391Reflexivo, multimídia e colaborativo.  O aluno atual requer mais que conhecimentos dissociados da prática. Articulação  de habilidades, competências, atitudes e valores  são essenciais para promover a aprendizagem integrada (linguagem, lógica, ciências, cultura, arte e movimento). Para isso, no Ensino Fundamental promovemos:

– Aulas dialogadas, contextualizadas e dinâmicas;

– Visitas a museus, laboratórios, espaços multimídia, lugares históricos e ecológicos;

– Acompanhamento sistemático do desempenho do aluno, estratégias que  possibilitem o seu progresso;

– Iniciação científica;

– Projetos conectados com sua realidade  (meio ambiente, voluntariado,  política, etc).

Ensino Médio

Foco, disciplina e produção criativa. O passaporte para o sucesso na sociedade do conhecimento é o autoconhecimento,  esforço, investigação contínua de possibilidades, planejamento e boas escolhas.

Assim, no Vitória Régia, o Ensino Médio  é marcado por uma proposta de excelência acadêmica que visa preparar cuidadosamente o aluno para uma escolha segura e feliz, pessoal e profissional.

– Equipe de professores sintonizados com a realidade dos principais vestibulares e exames do país;

– Aulas Extracurriculares e Revisionais sobre o ENEM

– Simulados

– Giro das Profissões (palestras, workshop´s, oficinas sobre projeto de vida)

– Visitas acompanhadas a instituições de ensino superior;

– Orientação Vocacional.

Por que estudar no Vitória-Régia?

Hoje, o Vitória Régia é uma instituição reconhecida no âmbito educacional, pelo incentivo que promove anualmente aos alunos e famílias à superação dos seus limites participando de:

  • Turno Complementar;
  • Educação para o Bilíngue;
  • Programa de Intercâmbio Acadêmico, Cultural e Turístico;
  • Atividades e avaliações baseadas nas competências para o ENEM – a partir do Ensino Fundamental I ao Médio;
  • Simulados, aulas extracurriculares e revisionais – ENEM e Vestibulares
  • Aprovação nos maiores vestibulares das universidades públicas e privadas no Brasil;
  • Oficinas de Aprofundamento para Estudos de Redação, Língua Portuguesa e Matemática;
  • Infraestrutura adequada para aprendizagem: cine&arte,  sala bilíngue, laboratório de jogos multidisciplinares, cozinha experimental, piscinas, casinha de bonecos, parque, pátio dirigido, etc;
  • Participações em concursos literários, olimpíadas do conhecimento e competições interescolares esportivas regionais, nacionais e internacionais, tais como Física, Química, Astronomia e Astrofísica, História, e Biologia;
  • Núcleo de Tecnologia  com Espaço Google, Salas Multimídia, Laboratórios de Informática, Plataforma Digital de Aprendizagem, Árvore de Livros, Estante Mágica, Curso de Introdução a Ciências da Computação e Plataforma Google For Education (parceria Safetec Edu – empresa certificada Google).
  • Projetos interdisciplinares conectados com a realidade do nosso aluno e com as novas demandas da sociedade (linguagem e comunicação, sustentabilidade, tecnologia, diversidade cultural, empreendedorismo, dentre outros);
  • Click Família – Encontros com as famílias;
  • VR Solidário – Ações efetivas (arrecadação de donativos, visita a instituições carentes e inclusão digital para terceira idade) envolvendo alunos, família e educadores;
  • Educação Socioemocional, Alimentar, Financeira e Empreendedorismo e Ética a partir do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio;
  • Coral para crianças;
  • Parcerias extracurriculares que funcionam dentro da nossa escola esportes (Esporte & Arte), idioma (Super GO)  e robótica maker (Educar Tecnologia);
  • Orientação Vocacional em parceria com as principais faculdades e universidades da Bahia;
  • PAERP – Programa de Avaliação Educacional da Rede Pitágoras;
  • Viagem da Família – Evento integrador e turístico entre Família e Escola;
  • Programa de Formação Contínua para Educadores – Capacitação Pedagógica e Administrativa para todos os colaboradores com especialistas renomados do Brasil, como Zita Lago, Dra. Meire Fava, Isabel Parolin, Silvia Colello e muito mais.

 

 

Turno Complementar – Do Grupo 3 ao 5º ano Fundamental

O Turno Complementar é uma proposta de trabalho que tem como objetivo maior oferecer aos nossos alunos uma convivência de qualidade capaz de ajudar no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional para além do turno regular.

O aluno aprende, pratica esporte, estuda, realiza suas tarefas, desenvolve atividades artísticas, lúdicas, e, se diverte:

Tudo isso num ambiente seguro, com infraestrutura adequada, onde serão intensificadas as oportunidades de desenvolvimento multidimensional.

  • Rotina estabelecida para banho e descanso;
  • Espaço para alimentação e higiene;
  • Realização das tarefas e atividades regulares;
  • Opções de modalidade esportiva. acompanhados por profissionais especializados;
  • Oficinas envolvendo expressão corporal, música, artes, além de vivências contextualizadas com leitura, produção textual, matemática, língua estrangeira e música.

 

 

Espaço Google

Criar tarefas digitalmente (Google Docs), relatórios, análises do espaço e tempo (Google Earth), criar apresentações (Google Slides) ou organizar e armazenar os arquivos importantes (Google Drive). Tudo isso e muito mais faz parte da nova realidade dos alunos do Ensino Fundamental II e Médio. A plataforma Google For Education é um mundo de possibilidades que será explorada de forma interativa, atrativa e prazerosa pelos nossos alunos e educadores.

PDA – Plataforma Digital de Aprendizagem Digital de Aprendizagem – Rede Pitágoras

A Plataforma Digital de Aprendizagem da Rede Pitágoras, em parceria com a Plataforma Google For Education, traz soluções que possibilitam a alunos, professores, gestores e pais terem acesso a diversos recursos e conteúdos digitais como: aulas digitais em formato de trilhas de aprendizagem com conteúdos vinculados a coleção dos livros Pitágoras, vídeos, textos, áudios, animações, apresentações, textos, banco de questões, manual do professor, jogos, enciclopédia, coleção digitalizada e muito mais.

www.pdaredepitagoras.com.br

Plataforma Árvore de Livros – Leitura Digital

Maior plataforma de leitura digital para escolas do país. Mais do que uma biblioteca digital, é um serviço pedagógico literário completo. Os alunos e professores podem acessar o acervo com mais de 20 mil títulos, a qualquer hora e em qualquer lugar.

O objetivo é desenvolver o hábito da leitura através das indicações de livros e prática das atividades em um ambiente fácil e alinhado com a realidade das novas gerações.

Mais informações: www.arvoredelivros.com.br

Estante Mágica – Maior projeto de incentivo a leitura do Brasil

Por meio do projeto, cada estudante do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I, tem a chance de escrever, ilustrar e publicar o próprio livro. Nesse processo criativo, ele desenvolve múltiplas habilidades socioemocionais, como autoconfiança e curiosidade, que o preparam para encarar os desafios do século 21 e transformar a sociedade.

Mais informações: www.estantemagica.com.br

Laboratórios de Informática

Nossos laboratórios, salas multimídias e lousas interativas são utilizados como mecanismos de apoio pedagógico, auxiliando os professores no desenvolvimento do conteúdo de suas disciplinas e possibilitando ao aluno uma associação entre a teoria e a prática.

Aplicativo e Site

Através do nosso site www.vitoriaregia.net, os pais podem acompanhar diariamente as notícias, eventos pedagógicos, atividades solicitadas para casa e em classe pelos professores, os aspectos do desenvolvimento disciplinar do aluno (ocorrências disciplinares), as notas (boletim on line), receber e-mails com a versão virtual dos avisos que são enviados para casa, bem como ter acesso aos conteúdos das avaliações de cada trimestre.

Robótica Maker & Excursões Virtuais

Em parceria com a Real & Dados, o VR traz o empreendedorismo e a realidade virtual para dentro da sala de aula. A partir da ideia “faça você mesmo” despertada pelo Movimento Maker – cultura que parte do princípio de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar objetos e projetos,  basta ter uma ideia, desenvolvê-la e fazê-la com as próprias mãos – da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, através de conteúdos programáticos pré-selecionados pelos professores, os alunos vivenciarão ao longo do ano, experiências construindo atividades e projetos com a robótica. Já os alunos do 8º ano EF ao 3º ano Ensino Médio poderão participar de excursões imersivas virtuais (Google Expeditions) supervisionadas e dirigidas visitando, por exemplo, as savanas africanas, o Museu do Louvre, dentre outros espaços. Gostou da ideia? Fique ligado e participe!

Inclusão Digital para Melhor Idade 

A partir do projeto de Responsabilidade Social e Voluntariado VR Solidário já realizado pela escola, de março a outubro, acontecem todas as quartas-feiras, 16h às 17h, o curso de informática para terceira idade. A ação promovida pelo Núcleo de Informática tem parceria com o SESC – Terceira Idade e visa aproximar alunos acima de 55 anos das novas tecnologias do mundo atual. Contato: Elaine Costa.

 

Durante o Ensino Remoto na pandemia do coronavírus, em observância às orientações dadas pelo CNE – Conselho de Educação Nacional e do Conselho de Educação da Bahia, bem como às mudanças de rotina das famílias, adequações se fizeram necessárias para que estas mediassem os estudos do aluno em casa. Buscamos dar foco às habilidades essenciais e intermediárias constantes na BNCC,  de modo a garantir o ritmo de compreensão, cadência e evolução do aprendizado dos nossos estudantes para as próximas etapas que virão.

Adotamos neste período do ensino remoto, a PDA – Plataforma Digital de Aprendizagem – www.pdaredepitagoras.com.br -, que em parceria com a Google For Education – Classroom, constituiu-se como meio digital de difusão do planejamento escolar realizado pelos nossos professores para as famílias, bem como instrumento de comunicação diária através das suas salas virtuais de aprendizagem.  Essa utilização deu-se mediante diversas ferramentas virtuais – videoaulas, videoconferências, listas de exercícios, projetos, atividades complementares (virtuais e impressas), sequências didáticas, trilhas, jogos que reforçam a aprendizagem, avaliações parciais, sugestões de leituras e guias de orientações para o uso da plataforma e dos estudos em casa para as famílias.

O material didático da Rede Pitágoras adotado pela instituição também constitui recurso de grande importância neste cenário, haja vista a sua composição já alinhada à proposta da BNCC e que traz em seu bojo, o plano anual de ensino em consonância com a proposta pedagógica da escola. Suas versões estão sendo disponibilizadas às famílias de forma on-line na PDA – Plataforma Digital de Aprendizagem e livro físico.

Estamos passando por muitas mudanças que têm acontecido nas escolas e no mundo virtual. O isolamento social vai passar, mas não podemos desperdiçar a oportunidade de mudar a educação para sempre. Sabemos que depois de grandes crises globais, tivemos grandes invenções. Em cenários privilegiados ou nos lugares de profundas desigualdades, a pandemia do coronavírus transformou a relação de ensino e aprendizagem em todo o mundo. Essa transformação provocada pela pandemia do coronavírus servirá de aprendizado para professores, alunos e suas futuras gerações. Um dos maiores legados certamente será o aumento considerável da participação das famílias na aprendizagem de crianças e também adolescentes. Este fato permitiu a pais e filhos mais conhecimento entre ambos sobre como cada indivíduo lida com o “aprender e ensinar” e, por conseguinte, maior estreitamento dos laços de parceria entre família e escola. O que há de concreto é que temos uma grande oportunidade de construir novos caminhos para a Educação das nossas crianças e jovens.

Notícias - O que está acontecendo?

PLURALL – ESCLARECIMENTO...

Prezadas Famílias, O Vitória-Régia tem como premissa a transparência em seus processos educacionais junto às famílias que em nós confiam, […]

Leia +

Evento não encontrado

eCards - Clique e compartilhe o colégio com seus amigos

×