Montar objetos, fazer brinquedos a partir de sensores, motores e dispositivos programáveis está relacionado a cultura maker, ou seja, ‘Do It Yourself’ (‘Faça Você Mesmo’), que parte da ideia de que qualquer pessoa pode consertar, modificar e até mesmo criar objetos com as próprias mãos.

Desta forma, O VR em parceria com a Educar Tecnologias Robótica Educacional e o Colégio Vitória Régia desenvolvem o projeto Maker Space (laboratório de fabricação), que consiste em um circuito de atividades no qual alunos do 1º ao 6º ano participam de oficinas experimentais de robótica. As tarefas são baseadas no Construcionismo – linha pedagógica   apoiada em 3 pilares: o trabalho baseado em projetos, a aprendizagem compartilhada com o outro e o respeito a Ciência. O objetivo é permitir que os alunos, através do uso de elementos   próprios da   Robótica e outros materiais alternativos, empreendam a produção de soluções, materializando as próprias criações, como robôs e brinquedos. Tudo isso com a orientação de uma equipe  especializada e a mediação do professor em sala de aula.

Os conteúdos trabalhados em sala de aula são reforçados com a experiência prática e os alunos orientados a  elaboração de protótipos utilizando materiais reciclados, pensando assim na sustentabilidade e materiais eletrônicos trazendo a questão da tecnologia em sala de aula. Liquidificadores, maquete de energia eólica, código morse com led e o jogo “acertou/acendeu”, são algumas das produções confeccionadas pelos estudantes.

Somos medalhistas de prata e bronze da OBR – Olimpíada Nacional de Robótica.