Prezados Pais, Mães e/ou Responsáveis,

Criada em 2005, a OBMEP (Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas) pôs as competições científicas no centro da pauta nacional de educação. A OBMEP alcançou quase 18 milhões de alunos e mais de 47 mil escolas, em praticamente todos os municípios brasileiros. Nesse período, promoveu a descoberta de inúmeros jovens          talentosos e a melhoria do ensino da Matemática no Brasil.

Concursos do gênero existem no país desde os anos 1970, quando foi lançada a OBM (Olimpíada Brasileira de   Matemática), por iniciativa da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Nos últimos 12 anos, a OBMEP e a OBM coexistiram.

A partir de 2017, as duas olimpíadas serão integradas, com o objetivo de racionalizar o uso dos recursos humanos e financeiros. A OBM terá como convidados da Fase Única os 300 melhores participantes da OBMEP de cada nível, os medalhistas 2016 e os melhores classificados nas olimpíadas regionais.

Os colégios particulares estão convidados a participar da OBMEP, antes destinada apenas a alunos de escolas        públicas. A OBMEP continuará a premiar com medalhas 6.500 alunos de escolas públicas, mas também destinará  medalhas a estudantes de escolas particulares (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes).

Acompanhe as etapas – Informativo – OBM – OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática 2017