RECESSO ESCOLAR

PANDEMIA COVID-19

Prezadas Famílias,

Sensíveis ao momento atual de pandemia do Coronavírus e ao prolongamento do ano letivo, os sindicatos das escolas privadas e dos professores da Bahia firmaram acordo sobre o Recesso Escolar que será dividido em duas etapas. O objetivo é favorecer os processos de ensino e aprendizagem, bem como o descanso para nossos educadores e estudantes.

1ª etapa: 18 a 28/06 – Retorno às aulas 29/06.

PREVISÃO DA 2ª ETAPA: 09 a 18/10 – Retorno às aulas: 19/10. Caso haja alterações, comunicaremos com antecedência.

Comunicado às Famílias – Recesso – Coronavírus – Covid-19

 

Após receber instruções dos professores na PDA para a resolução das atividades em casa, reserve pelo menos 30 minutos para realizá-las junto ao aluno. Ao ler as questões, solicite que ele responda o que  entendeu e como resolveria a questão. Não dê a resposta pronta. É importante que ele reflita e seja desafiado a resolver sozinho. Se errar, não tem problema. Peça que ele  pense um pouco mais, pois ainda não conseguiu encontrar a resposta correta. Se a dúvida persistir, utilize o mural da sala de aula virtual na PDA para solicitar ao professor que esclareça a questão.

Ah! Não esqueça de elogiar sempre o empenho e esforço do nosso aluno. É importante reconhecer todo o processo pelo qual seu filho passou para o alcance de um objetivo.

O Conselho Nacional de Educação, a legislação brasileira [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional] admite que os sistemas de ensino estaduais e municipais, coordenados pelas secretarias de Educação e pelos conselhos estaduais e municipais de Educação, podem, em situações emergenciais, autorizar a realização de atividades à distância nos seguintes níveis e modalidades:

I – ensino fundamental;

II – ensino médio;

III – educação profissional técnica de nível médio;

IV – educação de jovens e adultos;

V – educação especial.

A LDB também dispõe no artigo 32 § 4º que o ensino à distância pode ser utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais na educação fundamental.

O CEE/BA por meio da Resolução nº. 27, de 25 de março de 2020, compreende serem possíveis as aulas não presenciais. Vivemos dias de Força Maior nos quais, tanto a Instituição de Ensino quanto os pais não gostariam que as aulas presenciais findassem, no entanto, precisamos evoluir no sentido de enfrentarmos essa situação de pandemia mundial. Essa está sendo a escolha do Colégio Vitória Régia, na qual convocamos todos os pais nessa caminhada pela Educação em novos tempos.

É através do universo lúdico, da socialização e do concreto que a criança explora o mundo ao seu redor. Com o advento da pandemia, esta premissa tem sido um grande desafio para os educadores  no sentido de orientar as famílias a proporcionarem às crianças atividades que promovam e estimulem seu desenvolvimento. Criar um ambiente favorável, apoiar o acesso às plataformas e manter uma rotina estruturada são estratégias que acreditamos potencializar o aprendizado. Com isso, estamos realinhando as expectativas de aprendizagem e privilegiando aquilo que é fundamental para apoiar as crianças nesse processo de aprendizagem, que são as competências da leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático. Essas são âncoras para o desenvolvimento dos demais componentes curriculares. Por isso, estamos oferecendo diariamente na PDA, atividades metodológicas que viabilizam o acompanhamento contínuo dos conteúdos e a manutenção da rotina de dedicação às atividades, dando-lhes suporte pedagógico.

Confira!

Informativo Educação Infantil e 1º ano EF – Ensino Remoto em Tempos de Pandemia

Licoes da pandemia as contribuicoes do ensino remoto para os alunos da Educacao Infantil no isolamento social

Números de Whatsapp institucionais para atendimento geral: 71 98177-2072 e 71-98113-8197;

Grupo de Transmissão do Whatsapp dos segmentos de ensino (solicite o convite através do 71-98113-8197);

Contato telefônico e via e-mail das equipes de Orientação e Pedagógico com as famílias para esclarecimentos de dúvidas;

E-mail geral: fale@vitoriaregia.net;

Site da escola;

SMS;

Redes sociais da escola Instagram, Facebook e Twitter.

App Iscool;

Email das famílias.

A PDA – Plataforma Digital de Aprendizagem é uma plataforma educacional de conteúdos que contempla por meio de seus recursos tecnológicos, mais uma linguagem para a abordagem do reforço dos conteúdos, a digital, prevista inclusive na BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Em parceria com o Google For Education – uma das plataformas mais bem conceituadas no mercado educacional -, a Rede Pitágoras colocou à disposição das escolas e famílias esta importante potência tecnológica, pois a mesma dispõe de inúmeras ferramentas que ampliam as possibilidades de interação entre aluno e professor, bem como a abordagem de conteúdos e fixação do aprendizado.

Tal utilização nos é  permitida pela Resolução do Conselho Estadual de Educação da Bahia nº 27, de 25 de março de 2020, bem como, pelo disposto no artigo 32, 4º da Lei de Diretrizes e Bases da União para incidência em situações emergenciais.

Na expectativa de preservar de modo compatível para a nossa atual realidade, uma rotina de aprendizagem, viabilizamos nela videoaulas, atividades, sugestões de jogos, videoconferências, palestras, ambiente de pesquisa, coleção didática em pdf, dentre outras. Nossos professores estão on-line nos seus turnos de trabalho diariamente, não apenas para tirar dúvidas, mas para acolher e auxiliar no que se fizer necessário.

As recomendações às famílias são para que as atividades devem ser feitas aos poucos, utilizando os recursos limitados que possuem em casa. Nossos professores também estão em suas casas, com suas rotinas domiciliares, se esforçando em sua totalidade para assistir às crianças e aos jovens neste momento em que eles estão privados da convivência com seus colegas sem prévio aviso.

Acesse www.pdaredepitagoras.com.br . Ao clicar no botão do Google, ele lhe reportará à página do Gmail para que seja colocada a conta do aluno na plataforma @aluno.colegiovitoriaregia.net e a senha.
Após realizar algumas confirmações exigidas para repetição da senha e letras captcha, avance as telas e sera possível acessar os conteúdos, clicando na barra que aparece logo abaixo da barra de endereço da página.

Caso tente logar-se do celular, é possível que aconteça um conflito entre a sua conta pessoal do Gmail no Android. Sugerimos logar-se através da Guia Anônima.

Confira o vídeo: Explorando a Plataforma Digital de Aprendizagem

Os conteúdos estão organizados cronologicamente dos mais recentes (topo da página) para o mais antigo (final da página).

No período de 18/03 a 01/04, foram disponibilizados na plataforma, apostilados e atividades para que os nossos alunos desde já, iniciassem seus estudos. Neste período, os professores estavam disponíveis via chat para dar suporte aos alunos nas atividades, bem como a equipe técnico-pedagógica através dos meios de comunicação oficiais da escola.

Criamos alguns tutoriais em vídeo para as famílias e disponibilizamos em nossas redes sociais. Inclusive está disponível no IGTV no Instagram, o exemplo do primeiro acesso à plataforma e uso dela para envio de materiais e vídeos.

Comunicados e Tutoriais – Período de Pandemia Covid 19

No dia 01/04, iniciamos as aulas através de videoaulas (gravadas) para todos os segmentos com a presença dos professores no ambiente on-line, tirando dúvidas acerca das mesmas. Os segmentos do EFII e EM começaram as videoconferências ainda nessa semana em caráter experimental.

Na semana de 06 a 10/04, o planejamento foi intensificado pelo EFII e EM com as videoconferências e ampliado para o 5° ano EFI.

Publicamos um Guia para o Bom Uso do Ambiente Virtual e para as Videoconferências a pedido das famílias.

Guia de Instruções para o Bom Uso do Ambiente Virtual

De 13 a 17/04, as videoconferências foram inseridas no planejamento da Ed. Infantil e Ensino Fundamental I, contemplando toda a escola com esta modalidade.

As últimas comunicações têm sido no sentido de divulgar o cronograma de aulas por videoconferências, orientações para famílias e alunos sobre o bom uso do ambiente virtual e suporte da equipe técnico pedagógica.

Sim. Estamos atentos e sensíveis às demandas, necessidades e adaptações das famílias quanto a este abrupto momento. Tendo em vista que, enquanto pais e mães, também estamos vivenciando este momento de adequação doméstica e atribuições funcionais em home office, estamos buscando  tranquilizar diariamente as famílias de que todas as atividades, videoaulas (gravadas) e videoconferências (ao vivo e gravadas pelos professores e alunos participantes) estarão à disposição no ambiente virtual de aprendizagem para consulta a qualquer tempo. Assim, é possível mediar o aprendizado, quando oportuno, junto ao aluno, com calma e sem sobrecargas.

Observações: As videoconferências são disponibilizadas 12h depois ao tempo que elas ocorrem em razão da compilação do arquivo de vídeo.

A Árvore de Livros é uma biblioteca virtual com mais de 20.000 títulos em seu acervo. Dentre eles, todos os livros paradidáticos adotados pela nossa escola. Além disso, nossos professores indicam ao longo do seu plano de ensino, a leitura de obras para aprofundamento dos estudos.

Para acessar, é preciso realizar a assinatura anual no site da plataforma através do código do aluno fornecido pela escola.

Entre em contato pelo whatsapp institucional 71-98113-8197 e peça seu código.

O Iscool App é uma ferramenta de gestão escolar que está presente nas maiores escolas de Salvador e do Brasil. O aplicativo Iscool realiza integração com o próprio sistema acadêmico da instituição. Ou seja, no momento em que as informações são atualizadas  no sistema acadêmico, as famílias recebem automaticamente informes sobre as Tarefas de casa, Ocorrências disciplinares, Boleto e Boletim.

Além disso, o Iscool dispõe da opção Comunicados, pelos quais são enviados todos os avisos personalizados por segmento, série, turma ou geral.

Possui também o calendário escolar que está gradualmente sendo alimentado para que as famílias recebam sinalizações nas datas letivas do nosso calendário.

Caso ainda não tenha baixado o aplicativo em seu celular, solicite o email convite através do 71-98113-8197.

Temos participado de diversas reuniões on line junto a especialistas em Educação de todo o Brasil acerca da regência da legislação educacional em tempos de pandemia. Nossas referências são o CNE – Conselho Nacional de Educação e o CEE-Bahia nº 27, de 25 de março de 2020, seguidos da Secretaria de Educação da Bahia e do município, bem como nossa assessoria jurídica especializada em Direito Educacional.

Reposição: Após definição dos órgãos competentes pelo retorno às atividades escolares, o Vitória-Régia não medirá esforços para que a reposição de conteúdo seja feita com o máximo de aulas presenciais, em sábados letivos e horários estendidos.

Chamadas: nas videoconferências, a frequência está sendo computada através da chamada digital pelo app SEI Professor e registro de formulário oficial escolar, devendo estes, ser apresentados aos órgãos competentes para fins comprobatórios (CEE/BA).

Avaliações: os alunos já estão sendo submetidos à avaliação formativa, obtidas através dos registros de acessos na Plataforma. A avaliação somativa estará sendo definida tão logo os órgãos competentes se posicionem acerca da normatização para o cômputo das 800h e período que ainda ficaremos em afastamento.

As diretrizes avaliativas para o aluno em ambiente virtual ainda estão sob júdice dos órgãos nacionais competentes pela Educação em nosso país. É importante ressaltar que as definições adotadas pelo Colégio Vitória Régia nesse sentido, não terão objetivo de prejudicar nossos alunos. Pelo contrário, será de preservarmos e resguardarmos seus direitos acima de qualquer circunstância.

Conteúdos e objetivos: todos os professores estão seguindo o sequencial didático disponibilizado às famílias no Manual do Aluno (entregue em Março/2020), em consonância ao material didático adquirido pelas famílias e currículo previsto para cada ciclo.

Planejamento: As aulas são planejadas semanalmente pelos professores que se reúnem on line e repassadas para cada Direção Pedagógica.

Todos os conteúdos ministrados na PDA – Plataforma Digital de Aprendizagem, tais como: apostilados, listas de exercícios, videoaulas e videoconferências estarão disponíveis para acesso a qualquer tempo no ambiente virtual para consulta e tira-dúvidas do aluno junto ao professor.

Lembramos que para acessar, não é necessários muitos recursos tecnológicos, apenas um smarthphone com funções básicas de áudio, vídeo e ligado à internet.

Concebemos que este momento gera angústia e aquilo que é novo para as famílias também é novo para a Instituição Escola. A proposta do ensino remoto para a educação básica surpreendeu a todos, recrutando empenho e disposição para ressignificarmos alguns conceitos acerca da educação e suas tecnologias.

Nesta perspectiva, estamos buscando manter nossas crianças e jovens conectados ao ensino, através das mais variadas ferramentas metodológicas. Todavia, tudo que é novo demanda um período de adaptação, e assim como as famílias, também estamos sentindo essas mudanças. Nossa Instituição tem promovido momentos de formação com os professores, que acontecem na modalidade virtual, no intuito de aprimorar diariamente suas práticas e posturas para o ensino em meio digital. O feedback das famílias tem sido condição estruturante para o sucesso dessa tríade (escola x família x aluno).

A pandemia nos trouxe  muitos desafios. Foi preciso rever as rotas, reestruturar um novo planejamento e adaptar materiais e planos de aulas. A PDA, hoje, é a nossa grande aliada neste processo.

As dificuldades técnicas que ora possam surgir, não devem bloquear o nosso desejo e vontade de avançar e encontrar além das montanhas, o mundo de Conhecimento que nos espera. Nossos alunos esperam de nós avançarmos e não recuarmos diante das dificuldades. Faremos isso todos os dias. Com o comprometimento de todos – alunos, famílias e escola – passaremos por este momento JUNTOS e sairemos melhores.

Acreditamos que juntos podemos evoluir e nos adaptar a essa nova situação para que todos cresçamos. E, como afirmou o Promotor de Justiça Paulo Macedo:

“ao estimular o uso de tecnologia neste momento de crise, na verdade está contribuindo para inserção dos alunos neste processo de digitalização acelerada mundial e preparando-os para o uso de ferramentas essenciais para uma vida profissional hodierna, como são a internet e computadores (ou tablets ou smartphones)”.

“é muito melhor para os alunos (inclusive para sua saúde mental, pois o isolamento agrava quadros de ansiedade e depressão), estudar, ler, pensar, do que ficar sem nada de produtivo a fazer. Afinal, mens sana in corpore sano¸como disse o poeta romano Juvenal há milênios”. (PQM, 2020).

Certo é que, o momento é de muita prudência, união e fé de que logo voltaremos à normalidade e estaremos juntos, continuando a lutar por uma educação digna e inovadora para nossa geração futura, que tanto amamos, nossos alunos e nossos filhos!

Precisamos deixar registrado o nosso respeito aos profissionais que hoje fazem parte do nosso corpo docente e aos colaboradores. Verdadeiras locomotivas que têm se empenhado para atender às demandas de todas as ordens em prol daqueles que são sua razão maior de comprometimento profissional e muitas vezes pessoal: nossos alunos. Sabemos sim que é sempre possível melhorar, aprimorar nossas práticas. E vamos. Não estamos medindo esforços para superar os desafios e nos desvencilhar de cortinas do passado. Estamos nos reinventando a cada dia, acolhendo os feedbacks, no intuito de construir junto com as famílias esse novo cenário educacional.

Seguimos e resistimos com o nosso sonho de EDUCAÇÃO em transformar indivíduos em cidadãos e assim darmos a nossa contribuição para a humanidade. Este propósito é o que nos move e nutre diariamente nossas esperanças e ideais de educadores.

Notícias - O que está acontecendo?

1º ANO EF – Informativo...

Sabemos que o ambiente de aprendizagem virtual não substitui a importância do ensino presencial. Porém, o isolamento social nos trouxe […]

Leia +
1º ano EF – Projeto Sex...

O ato de brincar proporciona às crianças interação, ao mesmo tempo que constroem o conhecimento. Brincar desenvolve capacidades como a […]

Leia +
1º ANO EF – Atividades...

No Vitória-Régia, o processo de avaliação na Educação Infantil e 1º ano está comprometido com a dimensão formativa e continuada. […]

Leia +

Evento não encontrado

eCards - Clique e compartilhe o colégio com seus amigos

×